abril 10, 2008

Reciclar


Sempre fui apaixonada pela natureza e aprendi em casa a ter respeito pelos animais, pelas plantas, a não jogar lixo nas ruas... Lembro-me que, quando tinha pouco mais de seis anos, escrevi uma carta à Ford (meu pai tinha um Del Rei nessa época), solicitando que no interior dos automóveis fosse colocada uma pequena lixeira, pois eu ficava chateada ao ver pessoas jogando coisas pelas janelas. Meu pai me estimulou, ajudou a escrever e colocou a carta no correio. Nunca recebi resposta. Anos mais tarde, verifiquei que alguns modelos da Ford possuíam lixeira. Não acho que foi por causa da minha carta, claro, mas não pude deixar de sorrir.

Depois de ler “Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, livro interessante do jornalista André Trigueiro, que aborda as questões ambientais de forma lúcida e questionadora, fiquei ainda mais preocupada e reflexiva quanto à questão da sustentabilidade.

De cara me perguntei: como posso contribuir, no meu cotidiano, para minimizar os impactos da minha vida no planeta? Descobri que posso ajudar - muito - com pequenas atitudes.

- Substituindo a sacola plástica do supermercado por uma bolsa própria: já vi vários modelos muito bacanas! Muitas lojas já oferecem modelos exclusivos;

- Reciclando plásticos: ao invés de comprar aquele monte de potes, aproveite as embalagens de produtos que acabam indo para o lixo, como os potes de sorvete, por exemplo;

- Reaproveitando móveis: sim, por que não? Ao invés de gastar "rios" de dinheiro em um móvel novo, que em sua maioria são produzidos com madeiras não provenientes de áreas de manejo florestal, que tal repaginar os próprios móveis com uma pintura nova? Ou utilizar tecidos, adesivos? O uso de peças de família e móveis de estilo retrô estão valorizados por arquitetos e decoradores por imprimirem um estilo único;

- Reciclando vidros: eu guardo todos. Já vi idéias lindas com garrafas de vinhos, de licores, de azeites, entre outras, que passam a ser utilizados como vasinhos ou castiçais, decorando salas, cozinhas, banheiros... Podemos customizar, aplicar decoupage, fitas, e o que a imaginação mandar! No site da Martha Stewart, guru de nós todas, encontrei essa linda foto que decidi postar aqui. Ela reuniu vidros de todos os tamanhos e formou uma composição belíssima.

É possível fazer boas escolhas e colaborar com a sustentabilidade do nosso planeta! ;-)

2 comentários:

Mónica Pinto disse...

Acho que tudo o que se puder fazer para minorar a destruição do meio ambiente é óptimo.Gostei de saber da sua preocupação com a ecologia, se todos fizermos um pouco a mudança começa a ser visível. Bjinhos

Larissa disse...

Opa! Alguém igualmente preocupada com o meio ambiente! Monica, obrigada por sua visita!